Blog

Abdome agudo em equinos: causas, sinais clínicos e complicações

Abdome agudo em equinos: causas, sinais clínicos e complicações
O abdômen agudo, também conhecido como cólica equina, é uma das condições emergenciais que mais acometem os cavalos. Por ser uma condição emergencial deve ser prontamente atendida, tratada ou encaminhada a grandes centros em casos que necessitem de maior tempo para resolução clínica ou que possam necessitar de procedimentos cirúrgicos. 

As causas do abdômen agudo em equinos

A origem das afecções gastrointestinais que levam à cólica equina são multifatoriais e podem resultar de obstruções simples (sem comprometimento vascular) ou estrangulativas (com comprometimento vascular). 

Ou seja, as causas podem ser alterações na alimentação, pouca quantidade de água ingerida, alimentação pobre em nutrientes, alterações na dentição, climas muito quentes, muito frios, encarceramento de alças intestinais em orifícios anatômicos.

Quais são os sinais clínicos do abdômen agudo?

São comuns o cavar,  escoicear o abdômen, deitar, rolar, olhar para o flanco, sudorese, exposição peniana por dor, reflexo de fleming, brincar com a água. 

Como o comportamento do animal sinaliza o que ele pode estar sentindo, é importante observar a rotina e, ao perceber qualquer mudança, já iniciar as medidas necessárias para detectar as causas e iniciar o tratamento.

As complicações da cólica equina

O abdômen agudo possui progressão rápida e pode levar à morte do animal  dependendo do tipo de afecção. “Todas as cólicas são consideradas emergências médico veterinárias”, devendo ser pronta e pessoalmente atendidas.

Portanto, é importante um rápido atendimento ou transportar o animal para um local de referência para atendimento imediato para que se tenha um diagnóstico para resolução clínica ou cirúrgica.

É possível prevenir a cólica equina?

Há medidas que contribuem para evitar episódios de abdômen agudo, como alimentação regrada, quantidade de concentrado e volumoso de acordo com a necessidade do animal, evitar mudanças bruscas na alimentação e fornecer água limpa à vontade.

Essas são algumas poucas medidas para  tentar reduzir a ocorrência de abdômen agudo. Mas há casos em que todas elas acabam sendo insuficientes, como nos acidentes intestinais – afecções que causam mudanças no posicionamento anatômico e, muitas vezes, podem comprometer a vascularização de determinado segmento intestinal.

Ter um médico veterinário de confiança que atenda prontamente seu animal para diagnóstico precoce, resolução e encaminhamento a hospitais privados para acompanhamento  é a melhor medida para sobrevida ao animal. 

Conte com EQÜIVET - Hospital Veterinário! Temos profissionais experientes e toda a estrutura necessária 24 horas à disposição de sua necessidade! 


Postado Por Equivet

Equivet
Hospital Veterinário 24 horas em Indaiatuba.

Gostou deste post? Deixe seu comentário