Blog

USO DO LACTATO COMO MARCADOR DIAGNOSTICO E PROGNOSTICO NA CÓLICA EQUINA

USO DO LACTATO COMO MARCADOR DIAGNOSTICO E PROGNOSTICO NA CÓLICA EQUINA
Os níveis de lactato estão correlacionados com o fornecimento de oxigênio tecidual. Sua absorção pelos tecidos é um marcador útil na determinação de déficits de perfusão e resposta a terapias. Desta forma, um parâmetro que tem recebido atenção atualmente é a concentração de lactato do líquido peritoneal, assim como do lactato venoso de forma comparativa como parâmetro auxiliar diagnóstico e prognóstico. 

O lactato é o produto final do metabolismo anaeróbico de glicose. A mudança para metabolismo anaeróbico da glicose com a entrega de oxigénio insuficiente para os  tecidos aumenta as concentrações de lactato sanguíneo. Menos comumente, a hiperlactatemia pode resultar de disfunções hepáticas, inibição da piruvato desidrogenase, catecolaminas, sepse ou SIRS, embora o aumento do nível de lactato nesses casos seja geralmente menor do que o que é visto na hipovolemia.

A elevação nos valores de lactato venoso e do líquido peritoneal indicam diminuição global da perfusão (hipotensão /desidratação) ou local (isquemia e desordem estrangulativa). Os valores de lactato do líquido peritoneal mais altos podem indicar obstruções estrangulativas.

O presente levantamento de casos associa os valores de lactato venoso e do líquido peritoneal de 20 equinos entre machos e fêmeas, de idades variadas nos anos de 2016 e início de 2017. 

Todos foram atendidos pelo protocolo de exame físico, sondagem nasogástrica, cateterização jugular, hematócrito, proteína total, palpação transretal, coleta e lactato do líquido peritoneal e lactato venoso. 

No levantamento realizado foi possível constatarmos que os valores de lactato venoso foram maiores nas obstruções simples, quando comparado aos valores de lactato do líquido peritoneal, e nesses casos a maioria dos animais receberam alta sendo a resolução clínica ou cirúrgica.

Por outro lado, o lactato do líquido peritoneal foi maior nas obstruções estrangulativas quando comparado aos valores de lactato venoso, e na maioria desses casos, os animais vieram a óbito ou foram submetidos a eutanásia (TABELAS 1).
Quadro 1: Ilustra os valores de lactado em obstruções simples.


Desta forma, concluímos que esses parâmetros são importantes como auxiliar diagnóstico e prognóstico na avaliação durante admissão de equinos com abdômen agudo.
BIBLIOGRAFIA
ORSINI, J. A.; DIVERS D. J. Equine Emergencies, ed. 4, p.41. 2014.
McAULIFFE, S. B. Clinical Techniques in Equine Practice. P. 308-316.
McAULIFFE, S. B., SLOVIS, N.M. Color atlas of Diseases and Disorders of the foal, 
AUER, J. A., STICK, J. A. Equine Surgery, ed.4, p. 432-434, 2012.





Postado Por Equivet

Equivet
Hospital Veterinário 24 horas em Indaiatuba.

Gostou deste post? Deixe seu comentário